terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Lei que proíbe a realização de rodeios, touradas, vaquejadas, farras do boi e eventos similares no município de Araras

Bom Dia pessoal,


Hoje vou discorrer sobre um assunto polêmico - Rodeios e Maus Tratos de animais.


Bom ontem, 12 de dezembro de 2011 foi votado na Câmara Municipal de Araras o Projeto de Lei que Proíbe a realização de rodeios, touradas, vaquejadas, farras do boi e eventos similares no município de Araras. Resultado: 5 a favor e 6 contra. Assim, Araras continua com festa do Peão e Rodeio
Agora, uma coisa que podemos afirmar, com base na manifestação de fonte confiável, o Rodeio em Araras não causa Maus Tratos aos animais. O que acredito, pois se tivesse, a tempos essa pessoa teria impedido.


Que fique claro aqui, que em momento algum defenderei Maus Tratos a Animais, mas, de verdade, eu estou cansada de acessar o Facebook e ver fotos de animais mutilados, noticias de animais mau tratado, e me pergunto, quem irá defender a sociedade com unhas e dentes como esses que têm defendido os direitos dos animais. 


Quem sairá as ruas exigindo o direito do cidadão brasileiro? Todos tem direito a uma profissão, uma casa, salário e boa qualidade de vida.


Já que vamos falar de maus tratos, então vamos lá. Ontem, no Plenário da Câmara Municipal o pessoal que estava defendendo a proibição de maus tratos era maioria mulher. Todas maquiadas, unhas feitas, cabelos cuidados, pele tratada. Elas sabem onde são testados esses produtos para que os mesmos não cause mal a elas?


 Se formos defender os direitos dos animais não teremos higiene pessoal, higiene doméstica (muitos produtos de limpeza doméstica são testados em animais, entre eles nos olhos coelhos albinos), não nos vestiremos e não nos alimentaremos.


Outro equivoco, por parte do Legislativo, que observei foi a menção da proibição do Rodeio referente à Preservação do Meio Ambiente.


Povo, proibir rodeio não é preservar meio ambiente. 
Para mim, é incentivar o desemprego (já que como argumentei, aqui em Araras não há relatos de Maus Tratos), então, cadê os direitos humanos?


Vocês podem dizer, e eu concordo, que quem mau trata animais não é humano. Mas esses indivíduos são minorias. Preservar o meio ambiente é assegurar equilíbrio e qualidade de vida e cito aqui um autor que afirma: "os problemas ambientais estão entrelaçados as questões sociais e não separado, como muitas vezes é discutido" (Oliveira, 2008).


Parabenizo o Professor Jorge pela iniciativa e opinião na defesa deste projeto de lei, mas Jorge, assim como eu você é professor. O que temos nas salas de aulas? E os maus tratos aos professores? E aqueles que estão à margem da sociedade, não porque "não prestam" mas são marginalizados por que não fazerem parte da elite? Quem lutará por eles?


Acredito eu que, estamos vivendo um momento de inversão de valores. A sociedade se preocupa com a integridade física e psicológica do animal e quanto aquelas crianças que sofrem maus tratos? Aquele pai de família que mal sobrevive com um salário mínimo, pois tem que pagar aluguel, água, energia, ahn e tem que alimentar a família!!


E aqueles, que estão acima de nós, em seus ternos, salários absurdos, agem em desacordo com as leis e continuam impunes? A lei não se aplica a eles? 
Quem levantará a bandeira contra esses crimes com a sociedade. Cidadãos, trabalhadores, contribuintes e não tem saúde, não tem educação, não tem moradia. Quem vestirá a camisa e levantará a bandeira para exigir que os diretos desses cidadãos sejam cumpridos?


Fica aqui a indignação como cidadã ararense. Araras tem outras prioridades. E educação é uma delas. 
Sinto muito, mas às pessoas que defendiam a proibição do rodeio: vivemos em um país democrático. Vocês não podem querer impôr suas idéias e valores. Antes de Educação precisamos de RESPEITO. Respeito ao próximo, respeito a democracia. Respeito aos cidadãos que necessitam do rodeio para sobreviver. Eles não são criminosos (suas atividades são amparadas por lei federal e estadual), não são bêbados ou "tranqueiras". São cidadãos, contribuintes e marginalizados porque não fazem parte da elite.


Aos vereados que votaram contra, não os Critico, pois estavam representando a sociedade! Estavam priorizando o direito dos cidadãos.


Aos que apoiaram, boa iniciativa, mas esta não é uma prioridade em Araras. Por favor, procurem o que é prioridade para uma Araras melhor, menos desigual. Quem sabe num futuro próximo, as cidades onde este projeto de lei foi baseada, nos use como exemplo de cidade modelo de qualidade de vida, educação, saúde.


Desta que hoje Assina apenas como cidadã


Greice de Castro 

8 comentários:

  1. Greice, aqui em Pirassununga já foi proibido o rodeio. Este ano agora de 2011 já não teve rodeio na Festa da cidade. Não sei como é o rodeio aí de Araras, mas não consigo imaginar um rodeio sem maltratar o animal, pois pra fazer o animal pular, usa-se aquele cinto que pega bem na virilha dele,o que o incomoda muito, e o faz pular.
    Em relação ao uso de animais para testes laboratoriais, eu concordo e discordo. Pois se for pra testar produtos, alimentos e etc que serão usados por seres humanos, eu não concordo. Mas se forem produtos destinados aos animais (relativo ao mercado pet), não vejo problema.

    Mas...a discussão sobre maus tratos e teste com animais será seeempre uma discussão! rs

    Camila Moraes.

    ResponderExcluir
  2. Nós sabemos sim Greice, eu estava lá ontem com a unha pintada e não compro produtos testados em animais, não comemos carne e doamos boa parte do nosso tempos em favor dos animais, quem não tem quem responda por eles, ao contrário dos homens. Não fale do que você não sabe, nem terminei de ler seu texto de tão ofensivo que é. Ridículo.

    ResponderExcluir
  3. Nunca li tanta besteira juntas....
    A festa não precisa acabar...só precisa acabar o rodeio !!
    Há tantas opç~es de shows. Ao invés de ter rodeio e depois 1 show, que tenha 2 shows por dia de festa!!!!
    "Eles vão ganhar dinheiro do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  4. Paula, eu acho admirável a postura de vocês. O fato de tirarem cachorros das ruas, gatos em situações terríveis e todo o trabalho que a SAPA vem realizando a anos é importantíssimo para cidade. Infelizmente, para mim, existe pessoas, cidadãos que embora saiba falar, opinar e outros, também não tem quem os represente. Não estou falando apenas dos peões, falos dos marginalizados (excluídos da sociedade)de modo geral. Se você não compra produtos testado em animais, parabéns. O tempo que vocês gastam em prol dos animais é visto pela cidade e têm minha admiração. Agora, você dizer que eu não sei o que eu estou falando, eu não admito. Estamos em lados diferentes, vemos de maneiras diferentes e temos que nos respeitar. Em momento algum quis ser ofensiva. Apenas mostrei meu lado. Assim como vocês que lidam com animais abandonados e dão a eles um novo lar, uma nova história, um novo recomeço, eu trabalho com o lado humano que também quer essa chance.Só acredito que a questão da defesa dos direito dos animais, está tomando dimensões muito grande, e não só em Araras, em todo o Brasil.Usei Araras como exemplo porque é o que está mais próximo de nós.

    ResponderExcluir
  5. Ao anônimo, não estou preocupada com a não realização do show muito menos pelo dinheiro. Estou interessada em uma sociedade melhor. Com sociedade melhor, educada e consciente, não teremos maus trato aos animais. Isso é o QUE EU penso.

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila, sei que esse assunto é complicado. Mas o que dizer quando a lei permite? Agora, quando ultrapassa os limites sou totalmente a favor da proibição. O trabalho realizado pela SAPA é admirável, mas pensamos diferentes. Digo, não sei qual é a posição da APPA, o que expressei aqui foi a minha opinião.
    Mas estamos aí na luta né!

    Greice

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde Greice

    Esse assunto é muito polêmico, mas todas as prefeituras não fazem nada e nenhum orgão publico a respeito disso, liga em um bombeiro e fala que tem um cavalo no meio de uma avenida (que pode causa um acidente fatal em um motociclista)ou que vc precisa de uma ajuda sobre algum animal e eles empurram para outro orgão, no caso do cavalo se vc for lá buscar é roubo, se causa o acidente, não se acha mais o dono e ninguém é responsabilizado. O que vc diz sobre pessoas que precisam ser representadas, elas mesmo podem ir atrás, correr atrás e elas podem e devem fazer isso pq por mais que nossos politicos tiram sarro da nossa cara elas tem direitos e deveres como cidadãos. Mas um animal não consegue ir até uma clinica sozinho, ir a uma delegacia e pedir licença e prestar queixa contra os maus tratos que vem sofrendo seja por seu dono ou por pedestres, por isso que muita gente se sensibiliza e faz isso por eles, deveria ter um registro , um chip, sei lá como um r.g. que a pessoa ficasse vinculada ao animal como se fosse um filho, pq esses animais dão amor, carinho e depois muitos jogam fora como se não fossem nada. Sobre o rodeio, poderia ser feito uma exposição de equinos, suinos, etc no lugar, agora se vc disse que em Araras não tem maus tratos tudo bem, acho que vc sabe do está falando, mas uma coisa acontece, tem os shows com aquela altura de musica e eles estão muito proximo do palco e desprotegidos nas orelhas o que acredito afetar a audição deles ou posso estar enganado ??? mas sobre pessoas que vivem do emprego precisa tomar cuidado, pq o menor de idade que trabalha em um carvoaria tb precisa do emprego mas está errado e o mesmo com o pessoal que desmata a amazônia.

    Isso só foi um desabafo, mas na verdade a educação como vc disse é primordial nos seres humanos e estamos sem ela no momento.

    Desculpa por algo e Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Que texto imbecil...tenta desvincular a questão dos rodeios falando sobre corruptos e etc...uma coisa não justifica a outra...e vai aprender a escrever direito (principalmente concordância verbal) aí a gente conversa ;)

    ResponderExcluir